30 de Novembro, Dia do Taxista. PARABÉNS

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Jornalista Fernando Cruz com os taxistas Malaquias e Valdemar Rocha

Os cinco mil condutores de táxi de Curitiba comemoram no próximo dia 30, o Dia do Taxista, criado pela Lei Municipal número 8.607, de 17 de abril de 1995. O dia 30 de novembro foi escolhido porque nessa data foi criado o Conselho Municipal de Serviços de Táxi de Curitiba (Contax), pela Lei Municipal 8.323/93.

Ao todo, a cidade conta com 2.252 táxis. Desse total, 67% são vinculados às centrais de táxi, facilitando e agilizando a vida das pessoas que precisam desse serviço que é gerenciado pela Urbs – Urbanização de Curitiba S/A.

Todos os taxistas da cidade fazem regularmente cursos de atualização e especialização no SEST/SENAT, onde aprendem noções de primeiros socorros, de leis de trânsito, direção defensiva, como atenderem os passageiros com urbanidade ou mesmo prestar informações turísticas. Os veículos são cadastrados e passam por vistorias regulares na Urbs a cada seis meses, ou quando um agente de fiscalização julgar necessário.

Uma data que não pode passar batida, que representa uma categoria enorme de profissionais, com seus desafios e particularidades. Curitiba tem a melhor  frota do Brasil – com pessoas de todas as etnias, de todo tipo de passado e com sonhos e esperanças diversos.

Sabemos que o ano de 2021 está sendo extremamente desafiador para todos, especialmente para os taxistas, homens e mulheres que trabalham diretamente com o público.

Mas sabemos também que com grandes desafios, também vêm grandes recompensas e reconhecimentos.

Parabéns a todos os taxistas que ontem, hoje e sempre permanecem como parte importante e integral do trânsito e da paisagem de nossa cidade. Não poderíamos deixar de registrar e parabenizar essa categoria que é o cartão postal da nossa cidade.

PARABÉNS

 

Crédito das fotos: Divulgação

Edição Impressa

Videos