Conselho Tutelar da Matriz é revitalizado, ganha pintura nova e jardim

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Curitiba possui dez conselhos tutelares, um em cada regional administrativa.
Curitiba possui dez conselhos tutelares, um em cada regional administrativa.

O Conselho Tutelar Matriz, importante equipamento social responsável pela proteção dos direitos de crianças e adolescentes, está de cara nova. A sede do conselho, aberta em 2014, foi revitalizada, ganhou nova pintura e jardim.

Localizado na Avenida São José, 875, no Cristo Rei, o Conselho Tutelar Matriz é um órgão autônomo que tem o objetivo de zelar pelo cumprimento dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Entre eles, o direito à saúde, à convivência familiar e comunitária, à educação e ao esporte e lazer.

“Renovamos a sede do Conselho Tutelar Matriz o mantendo mais reservado, mais acessível às famílias e para permitir que o trabalho necessário de proteção da infância e da adolescência se desenvolva com o bem que Curitiba merece”, disse o prefeito Rafael Greca, que entregou a obra, na tarde do dia 23 último.

Direitos

O conselho tutelar atua sempre que os direitos de crianças e adolescentes são ameaçados ou violados. Na maioria dos casos, o conselho atende denúncias anônimas que tratam de casos de negligência, discriminação, exploração, violências, crueldade e opressão.

A atuação do Conselho Tutelar Matriz abrange os bairros da região central de Curitiba: Ahú, Alto da Glória, Alto da XV, Batel, Bigorrilho, Bom Retiro, Cabral, Centro e Centro Cívico, Cristo Rei, Hugo Langue, Jardim Botânico, Juvevê, Mercês, Prado Velho, Rebouças e São Francisco.

Curitiba possui dez conselhos tutelares, um em cada regional administrativa. Eles contam com membros eleitos pela comunidade, com cinco conselheiros titulares e cinco suplentes, além de equipe administrativa.

Presenças

Participaram do evento, o presidente da Câmara Municipal, vereador Tico Kuzma, a administradora regional da Matriz, Rafaela Lupion, o presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fabiano Vilaruel, e o assessor de Articulações Políticas, Lucas Navarro de Souza.

Crédito da foto: Daniel Castellano / SMCS

Edição Impressa

Videos