Corpus Christi reúne milhares de fiéis no Centro Cívico

Compartilhe:

Corpus Christi

Com o tema “Fazei de nós um só corpo e um só espírito”, a celebração do Corpus Christi reuniu nesta quinta-feira (20/6) milhares de fiéis.

Confecção dos tradicionais tapetes de Corpus Christi na Avenida Candido de Abreu, para a passagem da procissão dos fieis da Igreja Católica. - Curitiba, 20/06/2019 - Foto: Daniel Castellano / SMCS
Confecção dos tradicionais tapetes de Corpus Christi na Avenida Candido de Abreu, para a passagem da procissão dos fieis da Igreja Católica. – Curitiba, 20/06/2019 – Foto: Daniel Castellano / SMCS

Organizada pela Arquidiocese de Curitiba, a celebração de Corpus Christi é especial para o calendário religioso. Reunindo todas as paróquias da cidade na solenidade dedicada à Eucaristia, o sacramento que simboliza o corpo e o sangue de Jesus Cristo.

Acompanhado da primeira-dama Margarita Sansone, o prefeito Rafael Greca participou da celebração, que teve início 14h, em frente à Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, e seguiu em procissão pela Avenida Cândido de Abreu até a Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico.

Corpus Christi
Prefeito Rafael Greca e Primeira-Dama Margarita Sansone visitam os tradicionais tapetes de Corpus Christi, confeccionados na Avenida Candido de Abreu, para a passagem da procissão dos fieis da Igreja Católica. – Curitiba, 20/06/2019 – Foto: Daniel Castellano / SMCS

 

“É sempre motivo de muita alegria e emoção ter a chance de poder encontrar o nosso povo e poder orar junto com eles”, completou o prefeito, que recebeu os fiéis em frente ao Palácio 29 de Março.

Depois da procissão, os participantes seguiram para apresentação do padre Reginaldo Manzotti, do Ministério Evangelizar é Preciso, na Praça Nossa Senhora de Salete.

A procissão é sempre realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Desde 2005, a procissão curitibana acontece na Avenida Cândido de Abreu.

Além de referência ao corpo de Cristo, o tema “Fazei de nós um só corpo e um só espírito” evoca os católicos a superar divisões de todas as origens e a demonstrar a unidade da Igreja.Corpus Christi

Tapete cobre a Avenida Cândido de Abreu

Pela manhã, os fiéis confeccionaram o tradicional tapete com serragem, grãos e outros materiais na extensão de 1,8 quilômetro da Avenida Cândido de Abreu, desde o obelisco de Nossa Senhora da Luz, nas proximidades da Catedral, até a Praça Nossa Senhora de Salete.

Corpus Christi

Os lotes do tapete, com cerca de 15 metros cada, são divididos entre os voluntários das comunidades da Arquidiocese nos dois meses que antecedem a celebração do Corpus Christi. É feito um contato prévio com famílias, representantes de paróquias, pastorais, movimentos, congregações e escolas para organizar a confecção do tapete.

Durante a celebração, a Arquidiocese arrecadou alimentos não perecíveis, que serão doados para entidades assistenciais.

Edição Impressa

Videos