Curitiba recebe 40 veículos utilitários para apoiar ações das Unidades de Saúde

Compartilhe:

A Prefeitura de Curitiba recebeu 40 novos veículos utilitários que serão destinados para uso das equipes das unidades de saúde da cidade. A doação foi feita pelo Governo do Paraná para os municípios que aderiram e cumprem critérios do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde.

A cerimônia oficial de entrega aconteceu no local escolhido pelo prefeito Rafael Greca, o Centro de Exposições Positivo do Parque Barigui, endereço que sediou o Pavilhão da Cura, onde por oito meses muitos curitibanos receberam a dose de esperança, a vacina contra a covid-19.

Retomada

Durante a entrega de uma chave simbolizando todos os veículos, o governador do estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, disse que o momento representa a retomada dos planejamentos das ações de saúde, não relacionadas à pandemia.

“Pretendemos descentralizar cada vez o atendimento de saúde no estado, resgatar a ação da Estratégia de Saúde da Família e correr atrás da retomada dos atendimentos de saúde que foram deixados de lado por conta do enfrentamento da pandemia. Assim os profissionais de saúde poderão ficar mais próximos da população, principalmente dos idosos”, disse Ratinho.

“É com grande alegria que venho nessa celebração da vida, receber esses veículos fabricados aqui no nosso estado do Paraná, que terão a partir de agora a função de criar o serviço mais presente nas casas das famílias, junto à cabeceira dos doentes acamados. Saúde onde o povo está”, agradeceu Greca.

Cada veículo custou R$ 34 mil, totalizando R$ 1,3 milhão de investimentos destinados a capital paranaense. Os veículos doados para Curitiba fazem parte de uma compra de 1.200 unidades que serão distribuídos para os 399 municípios do Paraná.

Atenção Primária fortalecida

Com a doação, o trabalho das equipes das unidades de saúde nas rotinas de deslocamento de profissionais para atendimentos domiciliares ganham um novo reforço para o dia a dia.

Os 40 automóveis vão se somar a frota da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e serão distribuídos para as dez regionais. Após o recebimento dos veículos a SMS deverá custear as despesas de manutenção, seguro veicular e contratação de motoristas.

“Esses carros vão servir às nossas 108 unidades de saúde e serão usados pelas 361 equipes da Atenção Primária de Curitiba na continuidade dos cuidados como, visitas aos nossos idosos acamados, de pessoas com sequelas da covid, e outras ações de atendimento de saúde à população”, esclareceu a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

Distribuição dos veículos

– Distrito Sanitário Bairro Novo: 4 veículos

– Distrito Sanitário Boqueirão: 4 veículos

– Distrito Sanitário Boa Vista: 5 veículos

– Distrito Sanitário CIC: 5 veículos

– Distrito Sanitário Cajuru: 4 veículos

– Distrito Sanitário Matriz: 2 veículos

– Distrito Sanitário Pinheirinho: 5 veículos

– Distrito Sanitário Portão: 3 veículos

– Distrito Sanitário Santa Felicidade: 4 veículos

– Distrito Sanitário Tatuquara: 4 veículos

Presenças

Participaram da cerimônia de entrega dos veículos o secretário de Estado da Saúde do Paraná, Carlos Alberto Preto; o vice-governador, Darci Piana, o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Tico Kuzma; o líder do Governo da Câmara, vereador Pier Petruzziello; o presidente da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná- Funeas, Marcelo Augusto Machado; o chefe da 2ª Regional de Saúde Metropolitana, José Disenha; e o assessor de articulação política da Prefeitura, Lucas Navarro.

Também estiveram presentes os deputados federais, Luciano Ducci e Luizão Goulart; os deputados estaduais Mara Lima e Mauro Moraes; os vereadores, Beto Moraes, Serginho do Posto, Marcelo Fachinello, Mauro Ignácio, Sargento Tânia Guerreiro, Eder Borges, Toninho da Farmácia, Alexandre Leprevost, Hernani da Silva, jornalista Márcio Barros, Oscalino do Povo e Indiara Barbosa.

Crédito das fotos: Daniel Castellano / SMCS

Edição Impressa

Videos