Estudantes do Cajuru ganham prêmio mundial de robótica

Prêmio mundial de robótica
Os estudantes da equipe Conectados, da Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva, no bairro Cajuru, conquistaram um lugar no pódio da First Lego League, competição internacional de robótica realizada na cidade de Biblos, no Líbano. Foto: Divulgação

Prêmio mundial de robótica – Os estudantes da equipe Conectados, da Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva, no bairro Cajuru, conquistaram neste domingo (16/6) um lugar no pódio da First Lego League, competição internacional de robótica realizada na cidade de Biblos, no Líbano.

prêmio mundial de robótica
Prêmio mundial de robótica – Os estudantes da equipe Conectados, da Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva, no bairro Cajuru, conquistaram um lugar no pódio da First Lego League, competição internacional de robótica realizada na cidade de Biblos, no Líbano. Foto: Divulgação

O evento reuniu 59 equipes de 46 países dos cinco continentes. Entre os brasileiros, os Conectados foram a única equipe classificada vinda de uma escola municipal. A Prefeitura de Curitiba custeou a viagem do grupo para a disputa no campus da Lebanese American University (LAU).

Estresse dos astronautas

prêmio mundial de robóticaOs curitibinhas ganharam o bronze na categoria “Design Mecânico” e se destacaram pela qualidade da programação no software Lego e pela pesquisa sobre adaptação da vida humana na exploração espacial.

O trabalho que a equipe curitibana apresentou é sobre a ansiedade e o estresse dos astronautas. Os estudantes criaram, com apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR), uma microcápsula contendo óleo essencial de lavanda para reduzir os níveis de ansiedade nas missões.

Classificação para etapa internacional

Prêmio mundial de robóticaA conquista de uma vaga para a etapa internacional veio em março deste ano, durante o evento First Lego League, realizado no Rio de Janeiro (RJ) com estudantes de todo Brasil. A competição envolveu 84 equipes de escolas públicas e privadas, com o tema Into Orbit (Em Órbita).

“A equipe nos enche de orgulho e reflete os grandes investimentos que fazemos em robótica, inovação e formação dos profissionais”, destacou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, que acompanhou os estudantes do Líbano com o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zanin Feijó.

As semanas que antecederam o embarque da equipe foram de intensa preparação. Foram investidos cerca de R$ 17 mil extras somente em kits específicos para esta competição.

Por: Agência Curitiba