CRLV Digital: donos de veículos do Paraná já têm acesso

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
CRLV Digital

Os proprietários de veículos no Paraná podem contar com mais uma facilidade digital. Nesta terça-feira (18), foi lançado o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV Digital). O Certificado já está disponível, junto com a CNH Digital, no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que reúne os dois documentos de porte obrigatório no trânsito.

CRLV Digital

A iniciativa é do Detran-PR, em parceria com o Serpro, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e a Celepar. “O Detran tem conseguido trazer inovações em vários departamentos. Iniciativas como essa desburocratizam o Estado, facilitando cada vez mais a vida das pessoas”, destacou Ratinho Junior. “Sem contar que soluções inteligentes como essa do Detran ajudar a diminuir custos, a eliminar contas”, completou.

Assim como a CNH Digital, a versão eletrônica do CRLV traz todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica do CRLV físico. Para ter o documento digital, o proprietário tem de ter pago o licenciamento do veículo de 2018. O acesso ao CRLV Digital é possível adicionando o documento após download do aplicativo CDT, disponível nas versões Android e iOS. O cadastramento do veículo pode ser realizado no próprio aplicativo.

Outra praticidade é que o usuário não precisa estar necessariamente logado à internet para ter acesso ao serviço. Tanto a CNH quanto o CRLV digital podem ser acessados pelo dispositivo móvel mesmo off-line. “Trabalhamos pela desburocratização, para atender de forma cada vez mais ágil a população paranaense”, afirmou Cesar Kogut, diretor-geral do Detran-PR.

CRLV Digital

COMPARTILHAMENTO – Há, ainda, mais vantagens na utilização do CRLV Digital: o documento pode ser compartilhado para outra pessoa que utiliza o mesmo veículo, desde que ela já tenha instalado, em seu dispositivo móvel, o aplicativo CDT. A distribuição pode ser feita para até 5 pessoas ao mesmo tempo.

Quem recebe o CRLV digital não consegue exportar ou compartilhar o documento, mas pode apresentá-lo às autoridades de trânsito. Quando o proprietário do veículo não quiser mais compartilhar o documento, é só cancelar a opção no aplicativo.

“É muito mais flexibilidade para o cidadão. Se ele perde o documento original, por exemplo, pode imprimir o digital que ele terá a mesma validade. Isso sem custos, taxas, filas ou qualquer outra burocracia”, ressaltou o Stephan Garcia, coordenador de gestão da informação do Detran-PR.

CRLV Digital

SEGURANÇA – O documento digital do usuário está protegido por uma senha de acesso de quatro dígitos, exigida para o login na Carteira Digital de Trânsito. O acesso ao aplicativo pode ser feito também com a impressão digital do usuário nos dispositivos móveis que já possuam leitor por biometria.

A autenticidade do documento é garantida pelo QR Code, que pode ser lido para verificar se há alguma falsificação no documento durante uma fiscalização de trânsito. O procedimento de obtenção do CRLV e da CNH Digital é 100% online, não sendo necessário o comparecimento do proprietário ao Detran de seu estado.

Confira  AQUI o passo a passo para obter os documentos eletrônicos e  AQUI  as respostas a perguntas mais frequentes.

Edição Impressa

Videos