Nova trincheira vai melhorar fluxo do trânsito

Obra vai melhorar tráfego em ponto por onde passam 62 mil veículos e 168 mil passageiros de ônibus por dia
Obra vai melhorar tráfego em ponto por onde passam 62 mil veículos e 168 mil passageiros de ônibus por dia

A obra da trincheira da Rua Mário Tourinho no cruzamento com a Avenida Nossa Senhora Aparecida, no Seminário, faz parte de um conjunto de intervenções para melhoria da mobilidade urbana na região, focada especialmente no aumento da eficiência do transporte coletivo.

Durante parte das obras, haverá restrições e bloqueio de trânsito.

A nova estrutura vai eliminar interferências de tráfego num trecho por onde circulam 62 mil veículos por dia (somente nos horários de maior movimento) e atende 11 linhas de ônibus, que transportam 168 mil passageiros por dia.

Trata-se de um ponto estratégico para a melhoria da Rede Integrada de Transporte.

A intervenção faz parte de um grande pacote de obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana com recursos do Orçamento Geral da União (OGU). Os investimentos são de R$ 13,3 milhões. A execução da obra é de responsabilidade do Consórcio TCE/Triunfo (vencedor da licitação).

Dentro do PAC Mobilidade, também está prevista na região a reconstrução do Terminal Campina do Siqueira. O novo terminal terá biclicletário com 108 vagas, vestiário e toda a estrutura disponível aos ciclistas para a integração multimodal do transporte na ligação do corredor Leste-Oeste, que contará futuramente com uma nova linha de Ligeirão.

Plano de obras

A nova trincheira envolve um trabalho de engenharia complexo. Será necessário fechar completamente a Avenida Nossa Senhora Aparecida no trecho em que ela cruza com a Mário Tourinho.

A obra e seu entorno estão sinalizados, a fim de garantir deslocamento seguro dos moradores e acesso adequado aos clientes dos estabelecimentos de comércio e serviços do entorno.

O tráfego de passagem tem sinalização para desvios por caminhos alternativos.

A interdição é necessária para a construtora implantar as estacas de sustentação da estrutura da trincheira. Feito isso, a Avenida Nossa Senhora Aparecida será integralmente reaberta.

Meia pista

Durante todo o período das obras, a pista da Rua Mário Tourinho no sentido norte (Barigui e BR-277) ficará permanentemente bloqueada ao tráfego. Já no sentido sul, para quem segue em direção ao Portão vindo do Barigui e da BR-277, haverá sempre uma pista livre.