Rodovia de Doutor Ulysses recebe serviços de conservação; investimento é de R$ 2,9 milhões

Compartilhe:

foto: DER - PR
foto: DER - PR

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) executa serviços de conservação na PR-092, em Doutor Ulysses, na Região Metropolitana de Curitiba. A rodovia é quase toda não pavimentada no município, e está contemplada em contrato de conservação que inclui também a PR-340, em uma extensão total de 82,58 quilômetros. O investimento é de R$ 2.912.038,24, com período de execução de um ano.

São beneficiados, ao todo, mais de 32 mil habitantes de Doutor Ulysses, Cerro Azul e Tunas do Paraná. “O contrato de conservação dos trechos não pavimentados da PR-092 e da PR-340 prevê melhorias contínuas do leito das rodovias e também execução de dispositivos de drenagem, que vão reduzir o impacto das chuvas nesses trechos. Isso traz mais segurança e conforto para moradores e usuários dessas vias rurais, para o deslocamento até os municípios ou escoamento de sua produção agrícola”, afirma o diretor-geral do DER/PR, Alexandre Fernandes.

Estão previstos os serviços de regularização de leito por patrolamento; cascalhamento; conformação e compactação do subleito e do leito; preenchimento de rebaixo com rachão; reaterro e compactação, de preferência com o próprio material escavado; escavação em barranco lateral para saída d’água da pista; escavação de vala lateral em formato triangular no bordo da pista; escavação de valas para bueiros; execução de bueiros simples tubulares de concreto; execução das alas dos bueiros com alvenaria de pedra de mão argamassada; e execução de camada de pedra jogada nas saídas dos bueiros.

Edição Impressa

Videos