Pinhais é eleita a cidade mais sustentável do Brasil

Compartilhe:

A prefeita Rosa Maria foi chamada ao palco do evento para receber o troféu promovido pelo Grupo Band. Crédito da foto: SMCS
A prefeita Rosa Maria foi chamada ao palco do evento para receber o troféu promovido pelo Grupo Band. Crédito da foto: SMCS

O município de Pinhais conquistou o 1º lugar em Sustentabilidade na etapa nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes de 2023. A cidade também foi finalista nacional no pilar Saúde e Bem-estar, no qual foi a 2ª colocada, assim como no IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), que reúne dados públicos de todos os indicadores sociais. Os vencedores foram anunciados dia 11 último, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF).

No pilar Sustentabilidade, Pinhais superou Brusque-SC e Santo André-SP, e faturou o título com 83,46 pontos entre as cidades de 100 mil a 500 mil habitantes. Presente na cerimônia, a prefeita Rosa Maria foi chamada ao palco do evento para receber o troféu promovido pelo Grupo Band: “Pinhais está muito honrada. Somos a cidade mais sustentável do Brasil pois trabalhamos fortemente em equipe, servidores e população. Esse é o caminho certo, porque uma cidade sustentável é uma cidade que trabalha para cuidar das pessoas. Este prêmio para nós foi o Oscar dos municípios e estamos imensamente felizes.”

Para a secretária de Meio Ambiente de Pinhais, Rosana Boeira Ilhéu: “Esse prêmio é de grande importância, pois além de incentivar a população, reconhece e valoriza as boas práticas em sustentabilidade para transformar nossa realidade e cada vez mais buscar ações que visem suprir as necessidades dos seres humanos. Pinhais trabalha a cada dia com atividades e projetos que vêm a esse encontro, em repensar as nossas atitudes, sensibilizando nossa população e buscando alternativas renováveis e limpas. Além disso, buscamos a preservação dos recursos naturais, cuidando dos nossos rios, plantando árvores, preservando a biodiversidade local.”

O município foi vice-campeão no pilar Saúde e Bem-estar, no qual concorreu com Muriaé-Mg e Sobral-CE. E no IGMA, também foi 2º lugar do Brasil, concorrendo com Botucatu-SP e Jaraguá do Sul-SC, cidades entre 100 mil e 500 mil habitantes. “Para nós, representa o desenvolvimento de políticas públicas de saúde e de gestão de um modo geral, então esses prêmios materializam um esforço, o trabalho dedicado de todos os nossos servidores. Estamos muito felizes porque o segundo lugar nacional é a representatividade de toda essa dedicação”, declarou a prefeita Rosa Maria.

Além das pessoas já mencionadas, estiveram presentes no evento a secretária municipal de Saúde, Adriane Carvalho, e o secretário municipal de Governo, Márcio Mainardes.

Sobre o prêmio

O Prêmio Band Cidades Excelentes é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila. A metodologia utilizada está detalhada no livro “Cidades Excelentes: Gestão que transforma a realidade dos municípios brasileiros”, publicado pela Escola de Gestão Aquila e disponível no site oficial.

A iniciativa do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila visa incentivar, reconhecer e valorizar as boas práticas de gestão pública que transformam a realidade dos municípios brasileiros e melhoram os serviços públicos prestados aos cidadãos.

A plataforma do IGMA contempla 67 indicadores, distribuídos entre os seis pilares estruturais: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Por meio de um algoritmo próprio, o sistema consolida, cruza e organiza os dados de fontes oficiais, públicas e primárias.

Projetos sustentáveis de Pinhais

A plataforma de avaliação também possibilita o envio de projetos desenvolvidos pelos municípios, que tenham impacto para a sociedade. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), responsável direta no pilar de Sustentabilidade, enviou projetos relacionados aos trabalhos desenvolvidos na Usina de Compostagem; no EcoPonto municipal; sobre o sistema de irrigação do Horto Municipal; e o Samu Animal.

Edição Impressa

Videos